TCESP discute escolas em tempo integral nos dias 22 e 23 de novembro
14/11/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove, nos dias 22 e 23 de novembro, o seminário Semear Educação: Escolas em Tempo Integral. Durante o encontro, que acontece na sede da Corte, na capital paulista, especialistas vão debater os desafios para a implementação da modalidade no Brasil.
Já estão confirmadas as participações de Claudia Costin, Presidente do Instituto Singularidades (voltado à formação de profissionais da educação) e ex-Diretora Sênior para Educação do Banco Mundial; Raquel Franzim, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação; e de Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)/Sudeste.
O encontro foi idealizado a partir de fiscalização do TCESP ter revelado que, passados mais de nove anos da entrada em vigor do Plano Nacional de Educação (PNE), quase metade das Prefeituras paulistas ainda não atendeu à meta que exige pelo menos 25% dos alunos do ensino básico matriculados em escolas em tempo integral. O prazo se encerra em junho de 2024.
“Descobrimos também que muitos de nossos jurisdicionados nem sabem o que são escolas em tempo integral. E esse é um modelo importantíssimo para o desenvolvimento da aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino, especialmente entre jovens menos privilegiados”, explicou o Presidente da Corte, Sidney Beraldo. “Reforçando então o papel pedagógico do Tribunal, decidimos discutir alguns conceitos, indicando caminhos e soluções possíveis para esse problema.”
Escolas em tempo integral são caracterizadas por jornadas de aula mínimas de sete horas diárias ou 35 horas semanais. A abordagem pedagógica também é diferenciada, já que considera o desenvolvimento das crianças sob os pontos de vista intelectual, físico, emocional, social e cultural.
O Semear será transmitido, em tempo real, pelo canal do TCESP no Youtube (youtube.com/tcespoficial).
As inscrições, presenciais e virtuais, já podem ser feitas pelo link bit.ly/eticd.